terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um brinde ao aniversário do velho

Há exatamente 91 anos, nascia na Alemanha alguém que um dia traria ao mundo a mais pura essência duma arte simples, honesta, forte e suja. Pois é. Mais um 16 de agosto, dia do aniversário do velho Bukowski, que se vivo fosse, estaria completando 91 anos.

Henry Charles Bukowski Jr mudou-se com sua família para os Estados Unidos em 1923, onde viveu no subúrbio de Los Angeles. Seu pai era um soldado americano frustrado, que descontava seus problemas em "seções regulares de espancamento" (como narra Bukowski no romance 'Misto Quente').

O velho Bukowski, enquanto jovem Bukowski, também tinha problemas no meio social - possuía um grave caso de acne, o que fazia com que seus colegas de colégio o humilhassem.

Com problemas em casa, problemas na escola, Hank encontrou conforto no álcool e na literatura. Em seu romance 'Misto Quente' ele relata que ficava na biblioteca por horas, lendo principalmente John Fante e Hemingway. Até que certo dia escreveu um conto sobre um piloto da Segunda Guerra Mundial (conto este que seu pai jogou fora, na rua).

Bukowski saiu da casa dos pais, e passou sua vida trocando de pequenos empregos, sempre sustentado pela sua arte e pela bebida. Sua escrita era simples, forte e direta. Um tapa na cara, dizia a verdade que poucos queriam ouvir. Seu trabalho demorou a ser reconhecido, tendo seu primeiro livro publicado apenas em 1955.

Daí pra frente, Bukowski virou um astro de rock no mundo literário. Conheceu Madonna, Bono Vox, Tom Waits, Sean Penn entre tantos outros. Sua obra literária ganhou diversas adaptações no cinema e seu estilo de vida miserável mudou totalmente (em 'O Capitão Saiu Para o almoço...' ele narra seus longos banhos em sua Jacuzzi).



Muitos escritores seguiram seu estilo de escrita direto e sujo. Seu romance 'Mulheres' inspirou a criação da série de sucesso 'Californication', que narra a história de Hank (coincidência?), um escritor beberrão que vive cercado de mulheres.



Bukowski se foi por causa da leucemia, aos 73 anos, mas sua obra sempre estará presente, inspirando novas séries, novos escritores, novos filmes e quem sabe, novos beberrões. Um brinde ao velho.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...